sábado, 30 de agosto de 2014

Problemas com vizinhos

Olha eu de novo, um dia após a ultima postagem (é um milagre), mas é que hoje tirei algumas fotos do alto e dá pra ver a obra por cima. Mas antes disso, quero desabafar um pouco.

Quando vc compra um terreno para construir é meio que uma loteria, porque vc não sabe quem são seus vizinhos ou quem serão, e quais os problemas que vc encontrará quando começar a obra. No nosso caso, tivemos sorte com nossa vizinha imediata (um casal com uma filha pequena que fica um terreno de distancia da gente) super amáveis e de comunicação tranquila. Mas a vizinha de fundo, meu Deus, quantos problemas. Pra começar, o muro do quintal dele, foi todo mal feito, o que fez com que um pedaço caisse quando começamos a cavar nosso terreno, foi assim que descobrimos que o muro dela não tem fundação, e a casa foi feita sem projeto e sem engenheiro, o que me deixou muito preocupada porque a casa dela fica no fundo da minha. Claro, que como derrubamos a quina do muro imediatamente consertamos o que tínhamos derrubado, mas isso foi o suficiente para ela ficar muito brava e nos causar um monte de contratempos.

Pra piorar a coisa toda, o tanque da casa dela, está vazando e molhando todo o terreno de cima e escorrendo pro nosso terreno: resultado, as sapatas encheram de agua. Tivemos que conversar com ela sobre o problema, e ouvir todas as reclamações do mundo por causa do bendito muro já consertado mesmo com todos os problemas que ela nos causou só por raiva. Botou banca pra olhar o tanque dizendo que o vazamento nao é problema da casa dela e que essa agua já escorre a muito tempo por lá, só que ela não se deu o trabalho de ir na lateral da casa cheia de mato e ver a fonte da agua que sai exatamente do local onde o tanque dela está e que inclusive já entortou um pedaço da parede dela.

Depois de muita conversa, conseguimos um acordo com ela, e ela vai deixar nosso pedreiro olhar o tanque dela e tentar identificar se é lá a fonte do problema. Por causa disso teremos que fazer outro sistema de escoamento no nosso terreno para evitar problema de infiltrações.

Mas o fato é que isso tudo está me desgastando e apesar de estar amando todo processo de construção da casa, todo esse gasto extra e chateações estão me deixando frustrada e desanimada, porque a vizinha chamou até a defesa civil pra embargar nossa obra e só não conseguiu porque estamos legalizados.

Estou orando muito a Deus para nos dar sabedoria no trato com ela, para que a gente consiga superar os problemas e que no final das contas a gente se dê bem, porque seremos vizinhos né?? Já avisamos dos problemas do muro dela, ela nao gostou de ouvir que a obra foi mal feita mas o marido dela disse ao nosso mestre de obras que queria bater uma laje lá e queria que ele fizesse um orçamento porque ele sabe que tem que bater colunas de sustentação no fundo devido aos problemas do muro. Fiquei mais tranquila quando soube disso, porque admito que estava muito preocupada com a possibilidade desse muro cair com o tempo.

Enfim, vamos as fotos. Tirei essas fotos do terreno de cima, dá pra ver nosso muro de contenção e as colunas cheias da água que está escorrendo da casa da vizinha.
Tivemos um atraso, porque nosso mestre esqueceu de mandar vir os cimentos que estavam faltando da loja e a loja só entrega com 24 horas. Os meninos praticamente pararam de trabalhar e foram fazer algumas coisinhas que estava precisando. Agora finalmente, encheram as colunas.

Ah! completamos um mês de obra!! Não estou gostando da velocidade da coisa toda não. O muro nos atrasou demais.

Vamos ver como as coisas vão ficar.
Sorte pra todas nós!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

buracos, ferros, cimento, eis a fundação!

Oiiiii!!! Novidades da construção: quase nenhuma..hahahahah. Essa fase da fundação é bem chatinha, a gente gasta uma grana e vê pouca coisa ser feita... Neste momento terminamos de cavar os buracos onde vão as colunas. Os rapazes já colocaram as sapatas, os ferros, os caixotes de madeira para cobrir de cimento e fazer as colunas.
As fotos abaixo foram tiradas na quarta feira. Hoje os ferros já estão nos caixotes e já estão com cimento. Então, ontem estávamos assim:



Estas colunas são da porta :)
Buracos com cimento (como essa fase gasta cimento..affe), não sei por aí, mas por aqui cimento está cada vez mais caro. Estávamos comprando por R$ 23,50, e agora segundo informações subiu para R$ 25,00. Como estamos gastando os últimos 50 sacos de cimentos que temos, vamos descobrir já, já se essa informação procede :(

Bem, segundo nosso mestre de obras, na próxima semana estaremos aterrando tudo, subindo as colunas, colocando impermeabilizante e subindo paredes :)
Ansiosa!!

Valeu!

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Começamos o Gabarito da casa!! éééééééé!!! hahahahahah! Finalmente, depois de 3 semanas, entre terraplanagem, problemas na prefeitura, construção do muro de contenção e conserto do muro da vizinha, começamos o nosso gabarito!! :D

E está assim:
 Olha lá o muro de contenção (que eles chama de alvenaria) prontinho!! Em cima dele ainda irá uns 3 metros de muro, porque como vcs podem ver se ficar assim facilmente alguém pula de cima em baixo. Mas com o muro em cima, quem tentar pular terá de enfrentar quase 10 metros de queda livre (hahahaha - risada maléfica). Olha aí o gabarito:
Bem, eu estou aprendendo um monte de termos da construção (vou terminar essa casa fera em construção de residências, se alguém precisar de consultoria, me chame! hahahaha). Gabarito nada mais é do que a marcação de onde vai ficar a sua casa. No nosso caso, a nossa casa tem de caber dentro desse espaço limitado pela madeira que vcs estão vendo. Além disso, a madeira é o nível em que a casa deve ficar. É mais ou menos isso, o resto são detalhes que dá preguiça de escrever :P

Confesso, que depois do gabarito, achei o espaço PEQUENO. Mas meu mestre de obras me disse que é só aparência, que minha casa ficará grande e caberá todos os espaços constantes no projeto! Então, tá bom.

Desde que começamos a obra nós estamos fazendo uma planilha de custos e já gastamos 26 mil reais (com materiais e mão de obra) para chegar neste ponto aí. Ou seja, quase nada...hahahahah. Mas não vou chorar não porque a gastança pesada nem começou ainda!

Vamos que vamos! A previsão é que em no máximo três semanas estejamos levantando paredes!
Abraços!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Muro de contenção subindo!

Olá!! Estou voltando ao blog para dar notícias! O muro de contenção está subindo! hahahahaha. Não aguento mais comprar pedra! E o muro já está com mais de 4 metros. A previsão é terminar o muro amanhã e na segunda fazer a coluna do muro da vizinha! Então, fotos para ver como estamos:
 Olha só a altura do muro! E esse é apenas o muro de contenção. Por cima dele ainda vai subir outro muro que é para impedir que pessoas que andem no terreno de cima pulem dentro do nosso "quintal"!

 Olhando assim, acho o terreno pequeno, na verdade é pequeno né, tem só 178m² (8 de frente e 21,5 de comprimento).
 Olha compramos MUITA pedra. Já foram 24 metros com esse monte que está aí na foto! De acordo com o mestre de obras essa foi a ultima leva (assim espero).


E estamos a uma semana levantando esse muro. Está sendo um trabalho de formiguinha, já que as pedras são grandes e pesadas e o pedreiro vai levando os pouquinhos no carrinho de mão..hahahaha.

Em conversa com o mestre hoje, ficou certo de começar a fundação (finalmente!!! ééééééé´) na semana que vem, segunda ou terça! Já que o muro está 85% pronto, não tem porque não começar a mexer no mais importante (nossa casinhaaaaaaa).


Espero poder chegar aqui nesse blogo semana que vem com fotos da fundação!! Sorte para nós!

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Começando o muro de contenção

Bem, depois de toda a saga com a terraplanagem finalmente começamos a trabalhar no muro de contenção. O marido e o nosso mestre de obras adiantaram a compra do material necessário: brita, areia, cimento e pedra e o engenheiro mandou as medidas técnicas que ele queria que fosse adotadas.
Essa semana os pedreiros trabalharam consertando o encanamento do vizinho que quebrou devido o excesso de peso das caçambas que tiraram a terra de nosso terreno ( a nossa rua ainda não tem esgotamento, então o sistema de esgoto é meio que improvisado por cada morador), aproveitamos e já inserimos a saída pro nosso esgotamento. E começaram a trabalhar no muro de contenção.
Então estamos como na foto acima. O muro da vizinha escorado e os pedreiros começando a fundação do muro.
Nessa foto acima dá pra ver bem as pedras, britas e cimento na fundação. Além dessa fundação, como nosso terreno é em uma rua mais baixa, tem alguma fonte de agua que cai o tempo todo ladeira abaixo no terreno, então os pedreiros fizeram um sistema de escoamento da agua antes de levantar o muro para que a agua que escorre da rua de cima não acabe infiltrando em nossa casa no futuro. Essa brita que vcs estão vendo saindo da base do muro em direção ao nosso mestre de obras é o sistema de escoamento.

E essa ultima foto é a visão do fundo de nosso terreno para a nossa rua. Como dá pra ver é um loteamento bem novo. Nossa rua tem pouquíssimas casas construidas. Nosso terreno está entre dois terrenos sem construção, então nossos vizinhos mais próximos estão a uns 12 metros de distancia. Apesar disso o loteamento está em plena expansão e tem  MUITAS casas sendo construídas agora. É obra por tudo quanto é lado.
Estou ansiosa para ver o muro em pé, para começarmos finalmente na casa. Porque só vejo dinheiro indo embora e não temos nem um buraquinho se quer de nossa casa..hahahahahaha.

A saga da terraplanagem!



Fiquei alguns dias sem escrever aqui, mas não foi por falta de assunto, pelo contrário, aconteceu MUITA coisa desde a ultima vez que escrevi aqui. A terraplanagem do novo terreno foi um desafio, e que desafio. O pessoal que mexe com obra costuma dizer que só conhecemos o terreno depois que começamos a mexer nele. Além dos problemas básicos (excesso de terra, foram quase 100 caçambas!! Hehehehe) a quina do muro da vizinha caiu. Na verdade o que caiu foi um pedacinho da base da quina do muro, mas imediatamente o nosso mestre de obras foi lá avisar que consertaríamos o muro dela, que ela ficasse despreocupada. Resultado da conversa: ela chamou a DEFESA CIVIL!! Pense! Defesa Civil!!! A defesa civil chegou lá pedindo a Licença de Terraplanagem, que eu e meu marido não fazíamos a menor ideia de que precisava..hahahaha. Resultado: obra embargada! Lá fomos nós correr atrás da arquiteta, que tinha sido quem deu entrada da documentação na prefeitura. Ela simplesmente não deu entrada na licença de terraplanagem. Disse que nunca tinha sido preciso!! Nossa quase morro do coração. Na verdade, ela quis nos poupar custo, já que a fiscalização nunca tinha solicitado essas coisas pra ela, mas ela esqueceu de que nosso terreno não é plano! Enfim, corremos atrás do engenheiro para fazer a RT (responsabilidade técnica) da terraplanagem. Além disso, a defesa civil exigiu que primeiro fizéssemos o muro de contenção da obra e consertasse o muro da vizinha antes de começar a construir. Resultado: mais um RT de construção do muro de contenção. Foram R$ 1.400,00 só de RT. E tivemos de fazer o Projeto Estrutural da obra incluindo o muro, que o engenheiro cobrou R$ 1.200,00. Ficamos dois dias parados e gastamos litros de gasolina entre indas e vindas da prefeitura.
Com os RT em mãos, voltamos a terraplanagem para conclusão e construção do muro de contenção que a própria defesa civil exigiu. Na mesma manhã que voltamos a obra, a defesa civil apareceu por lá e embargou tudo de novo porque o Engenheiro não estava lá no momento que eles apareceram!! Eles queria que o engenheiro ficasse acompanhando a obra 100% do tempo que estivesse em execução. Um absurdo, considerando que o engenheiro tem outras obras para acompanhar e nenhum engenheiro na face da terra fica o tempo todo em uma única obra. Nossa, quase infartamos com essa exigência da Defesa Civil. Corremos para a Prefeitura (pela milésima vez) com todos os documentos em mãos e pedimos para conversar com o coordenador da Defesa Civil sobre essa exigência ridícula. Chegando lá, falamos com ele, que nós estamos legalizados, obedecemos todas as exigências, tínhamos projeto estrutural, arquitetônico, pagamos todos os impostos exigidos, o que mais eles queriam!! Era impossível que o engenheiro ficasse na obra o tempo inteiro, que não aguentávamos mais aquilo que queríamos paz para trabalhar em nosso terreno. Tanta obra ilegal, sem documentação nenhuma, sem arquiteto, sem engenheiro e eles estavam infernizando quem estava trabalhando direito??? Resultado: a Defesa Civil autorizou a continuidade da obra, mas ficou dizendo que o certo era o engenheiro ficar lá o tempo todo e bláblá...
Voltamos pra obra e mandei a direta pros homens: acabem essa terraplanagem hoje! Porque até eles estavam cansados de tanto para e recomeça.

  Na foto abaixo os homens terminando de coletar as ultimas caçambas de terra para nos livrarmos de uma vez por todas da Defesa Civil!
 Final do dia: conseguimos terminar a terraplanagem e na segunda feira começamos a construção do muro de contenção. Pedimos pro engenheiro adiantar o projeto estrutural, porque eu tenho certeza que a Defesa Civil vai aparecer em algum momento para encher o saco.
Olha, é gostoso ver as coisas tomando forma, o terreno não deu o menor trabalho se comparado a Prefeitura. Ficamos muito chateados, porque estamos sendo fiscalizados de uma forma absurda sendo que estamos legalizados e cumprindo todas as normas de construção e corrigindo inclusive os documentos que estavam faltando (porque não sabíamos que eram necessários e não porque não quisemos fazer), enquanto que no mesmo bairro tem tanta casa em construção ilegal, sem nenhum tipo de documento que não está sendo fiscalizado e eles sabem disso!
Enfim, passamos bastante estresse com a fiscalização, o terreno em si apesar de ser um terreno desnivelado que precisou ser escavado não deu trabalho nenhum. Mas, com tanto estresse eu cheguei a me perguntar se tínhamos tomado a decisão correta de construir ao invés de comprar pronto. Só espero que tudo isso valha a pena.
Final das contas, o terreno ficou assim do jeito que está abaixo. Essa lona preta colocamos a pedido do Engenheiro pois quando acabamos estava chovendo e queríamos evitar que a terra ficasse ainda mais molhada. E no fundo, o bendito muro da vizinha com a fundação caída. O terreno passou o fim de semana assim, e na segunda feira começamos o muro de contenção para depois corrigir o muro dela.