terça-feira, 30 de setembro de 2014

9 semanas de obra

Olá vizinhos(as)!!
Já estava com saudades de postar novidades por aqui.
Mas aconteceu o seguinte: quando começamos a subir paredes, foi aquela euforia, porque parede é uma grande novidade quando se trata de obra né gente?? Muda completamente a cara da obra. Mas depois que começamos a subir, tipo, as novidades acabaram! hahahahaha.

Porque agora, os pedreiros estão terminando de levantar as paredes na altura certa para acorrentar e concretar o topo para receber a laje. A única novidade nesta ultima semana de obra foi ver as colunas ficarem prontas..hahahahaha.

Mas, lá vão as fotos que finalmente consegui tirar do terreno vizinho:

 Olha aí, como estamos com cara de casa em construção agora..rsrsrs. Vista do alto da cozinha, sala e garagem!




 Essa foto de baixo é da área de churrasco, lavabo e lavanderia. Essa é a parte que menos gosto de visitar na obra porque a vista está muito feia com essa casinha de proteção dos pedreiros, esse muro de arrimo gigante de pedra e essa terra batida horrorosa! Mas vai ficar bonito (pelo menos no projeto está! rsrsrs):

Vista da construção tirada da frente: gente, eu odeio a construção dessa vizinha de fundo. Ela só arrumou a frente da casa dela, a lateral e os fundos está no tijolo. Nem reboco tem! Olha como fica feia a vista! Graças a Deus que minha casa ainda vai subir um andar e vai tapar essa visão horrorosa.

Nesta foto de baixo dá pra ver a entrada da garagem, a área da frente e o único bloquinho do muro que foi colocado! hahahaha. Essa semana eles vão levantar o muro da frente, é que o cascalho pra jogar na área ainda não chegou, então estamos esperando.


Compras da semana: como essa fase é maravilhosa meu Deus! Gasto mínimo! Só compramos as madeiras para acorrentar o topo das paredes para receber a laje e as escoras:

Tábuas de 15cm;
Tábuas de 10 cm;
Ripão de pinos de 3 metros;
Ripão misto de 3 metros.
5kg de prego 2 1/2 x 10
5 kg de prego 2 1/2 x 12

Valor: R$ 1.850,00.

O rapaz da laje já foi tirar a medida para começar a fazer. Mais duas semanas e estaremos colocando laje :) Ainda não pagamos a laje, aqui o metro ficou em 24 reais. O pagamento só será feito depois de colocada. E ainda tem o eletricista que ficou de ir hoje colocar a caixa padrão.

E adivinha quem é a gerente de compras dessa construção desde o inicio? Gente não aguento mais a correria da obra! Essa semana a coisa começou quente! Já fui na obra umas quinhentas vezes resolver questões e compras pequenas enquanto meu marido trabalha. Hoje estou pedindo socorro.


Abraços!





terça-feira, 23 de setembro de 2014

Paredes e mais paredes

Boa noite vizinhos(as)!

Gente, como parede é uma coisa que levanta rápido!! A última postagem foi na quinta feira e só tínhamos uma parede lateral levantada, agora temos várias! :D
Pensem numa pessoa empolgada! Não tem mau humor, chateação, qualquer coisa ruim que resista a uma visita na obra, porque é muito gratificante ver a casa tomando forma.

Vamos as fotos:

Olha como está a nossa garagem! O tanque já está pronto, só esperando pra receber água. Amanhã vou comprar a boia, pra ver se a EMASA (empresa municipal de abastecimento de água) finalmente faz a nossa ligação:
Embaixo temos a vista da cozinha e da porta que dá na garagem:


Embaixo a foto da cozinha e a sua direita (onde está a bicicleta)  é a futura área de churrasco. Aí teremos uma imensa porta de vidro:

Na foto de baixo está o lavabo (na primeira parede) e logo em seguido a lavanderia. Como eu já tinha dito na postagem sobre o 3D da casa, esses dois cômodos ficam do lado de fora da casa, junto a área de churrasco:
 Gente, embaixo dá pra ter uma visão legal: o primeiro cômodo é a cozinha, ao fundo onde estão os dois rapazes conversando (meu marido e um amigo) é a garagem. Do lado esquerdo onde estão os pedreiros, é a vista da sala:

Foto abaixo, vista das colunas. A coluna lá do fundo é da parede da frente da casa que dá entrada pra sala. A da frente é a coluna da escada e entre as duas fica a sala:


 E essa é a nossa área da frente, que é o espaço que eu mais queria. Nossa sala só começa lá onde está a coluna. Onde está o nosso amigo e o pedreiro conversando vai subir o muro da frente ainda:

Esse é o outro lado da área da frente. A garagem começa onde está o tanque. Na frente é mais área :)
Olha uma das paredes laterais:


Essas paredes vão subir até a altura de três metros, por causa do rebaixamento que faremos depois no teto com o gesso. As nossas colunas estão sendo feitas na própria obra pelo armador e estão sendo feitas até rápido.

Essa semana terei o primeiro contato com o eletricista para saber o orçamento para fazer o poste de energia com a caixa padrão e etc. Espero não receber uma facada.
Essa semana também iremos comprar o cascalho que falta para aterrar a parte da frente (a área da frente). E na próxima semana, provavelmente estaremos fechando a laje.

Sobre a laje, conversamos com nosso mestre de obras hoje, se deveríamos usar a treliçada com lajota ou a de isopor. Ele nos aconselhou a comprar a de lajota, porque, segundo ele, a laje de isopor tem alguns problemas, como por exemplo, na hora de fazer o gesso do teto, a máquina que é utilizada para furar o teto tende a quebrar o isopor e deixar a laje mais frágil. Bem, de qualquer forma, a laje de isopor é mais cara, então vamos de lajota.

Ah! Hoje novamente lembrei o nosso mestre de obras que precisamos nos mudar para o térreo no início de Dezembro. Precisamos sair urgente do aluguel. Ele nos disse que pelo andar da carruagem vai dar tempo sim e em dezembro estaremos lá :)

Enfim, é isso. Essa parte da obra anda rapidão mesmo, mas como já compramos todo o material dessa fase, também temos poucas novidades pra contar.

Assim que conversar com o eletricista venho contar tudo sobre o procedimento aqui.

Abraços!




quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Paredes!! :D

Olá vizinhos(as)!!!
Nossa, senta que lá vem conversa! hahahahaha
Primeiro, vamos a melhor parte: já temos parede!!! Ontem tínhamos de um lado só da casa, mas é parede né??? Vcs não imaginam como me senti ao ver aquelas paredes lá! Me senti entrando na elite dos blogs de construção! (aqueles que já estão nos acabamentos não tem?? hahahahahahahaha).

Sonhamos muito com esse momento e agora "a obra" tá começando a mudar de cara pra virar "a casa"! :D
Infelizmente, não ví o pedreiro colocar o primeiro tijolo, estava na rua comprando material (pra variar). Como já comentei aqui, meu mestre de obras adora me pedir material de última hora, tudo pra "ontem", só que eu já entendi, que em construção, nada é pra "ontem", tudo é pra "amanhã"! Então, é um desespero só quando ele pede coisas :P

Olhem que coisa linda! hahahahaha. Chegamos lá e só tinha parede de um lado da casa. Tudo bem, melhor do que nada né? 
O chão ainda não foi totalmente aterrado e nivelado, porque eles estão fazendo várias drenagens no terreno, devido a elevação da rua de trás.
 Olha aí o nosso tanque pronto!
 

 Drenagem sendo feita:
 
Já temos muro lateral!


Olha o tanque como ficou:
Sobre o tanque: o mestre de obras ligou pedindo para comprarmos a laje que vai ficar em cima do tanque (e eu que não sabia, a inocente). Passou a metragem, o tipo de laje e tals. Com as informações em mãos, lá vamos nós comprar. Ok, fizemos o orçamento, ficou baratinho (R$190,00 com a armação de ferro para dar mais sustentação, já que o carro vai passar aí por cima). Vamos pagar. Saquei o Construcard e mandei a vendedora mandar brasa. De repente, a vendedora vira e fala: olha, o Construcard de vcs está bloqueado....

Gente, eu juro, tive três infartos psicológicos seguidos! Como assim minha filha??? Fiz compra nele ontem, comprei 2 mil pila de cimento!! Tem muito crédito ainda!!! E o material já estava no caminhão pra entrega..ohohohohoh. Pra piorar, meu mestre de obra liga bem na hora passando a quantidade de ferro que ele queria para fazer as colunas da casa e etc. O homem me pede 150 barras de ferro, 50 barras de outro ferro, 100 barras de outro e 10 kg de arame. Eu só fiz responder: Zé, pra eu te dar esse material com a notícia que tive agora, só eu for rodar bolsinha na esquina meu filho! Pense aí, 4 mil reais de ferro sem Construcard?? Esquece!

Dramas a parte, fomos ao banco ver o que tinha acontecido, e na verdade, meu excelentíssimo marido tinha colocado o valor da parcela do cartão na conta, mas veio as tarifas de serviços e comeu uma parte do valor, logo, o banco não recolheu a parcela porque o valor que tinha estava incompleto..ufaaaa. Isso porque ele bota o valor contado (já que nossa conta corrente fica em outro banco). Resolvido o problema,mas o cartão demora 48 horas para desbloquear. Então, compras novamente, só a partir de sábado :(

E hoje, estamos assim:

Um lado da casa já levantou um bocado, o outro tá começando agora:


 Olha o tanque com laje:



É isso gente, estamos muito felizes, empolgados, porque agora toda vez que a gente vai na obra, a obra já está diferente. Este fim de semana estarei offline da blogosfera e da obra também, só volto, segunda, então já sei que segunda vai estar tudo bem diferente e daí venho aqui conta e mostrar tudo pra vcs!

Valeu!




segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Eles chegaram!!

Adivinhem quem chegou hoje??? Nossos queridos, amados e desejados blocos!! huhulllll!!
Ai, fiquei emocionada de chegar na obra hoje e ver oito mil blocos empilhadinhos bem na frente de nossa obra, só esperando para serem usados e abusados!

O tanque também já evoluiu bastante. Diz o pedreiro que termina e reboca ele amanhã e depois é impermeabilizar e aterrar. Amanhã estão indo mais dois ajudante pra aterrar a terra direitinho, para finalmente começarmos. Só falta agora a chuva colaborar e dar uma trégua, né? Hoje foi brabo de chuva.

E vamos as fotos:

Olha eles aí!! Blocos! estamos mais perto do que longe agora! 

 Olha o tanque aí embaixo! Já está quase no ponto!

Finalmente descobri quem anda roubando minha areia (seus patos danadinhos!):

Eu acho que sou a blogueira que mais falou da fundação da internet inteira! Um mês e meio de blog, um mês e meio de  fundação e mais de 1000 visitas!

Pronto, no fim de semana volto com a evolução dessa semana!

p.s: sim, eu estava meio tristinha ontem e hoje também, mas ao ver os blocos da casa, melhorei 90%..hahahahahaha!

Abraços

domingo, 14 de setembro de 2014

Enterrando dinheiro!

Oláá!! Depois de uma semana de muita chuva aqui na cidade, volto ao blog para mostrar a evolução da obra, e como vcs já devem estar imaginando, chuva é igual a atraso na obra!! Além do atraso causado pela chuva, os tijolos que compramos para subir as paredes da casa atrasaram a semana inteira. Depois de muito liga liga, o responsável avisou que estava faltando tijolos na fábrica e que segunda feira o primeiro caminhão carregado sairia pra gente!

Então, só restou começar a enterrar o baldrame e todo o dinheiro empregado nele e fazer o tanque subterrâneo de 5 mil litros que vai ficar embaixo da garagem :D
Como eu tinha dito antes, aqui na cidade temos problema de abastecimento de água. Então, um tanque extra é essencial para quem não quiser ver suas torneiras secas durante a semana.

Vamos as fotos! Para enterrar o baldrame compramos 5 caçambas de terra (terra tirada de outros terrenos) o nosso estava bem tipo cascalho. Pagamos R$ 40,00 em cada caçamba, então foram R$ 200,00 pela terra. A quantidade que compramos não foi suficiente para aterrar tudo, mas agora estamos sofrendo com problema de falta de espaço para colocar material. Já estamos usando o terreno da frente (que tem dono, só não sabemos quem é) para colocar a areia, brita e os tijolinhos e fazer massa e os 8 mil blocos nem sabemos onde vamos colocar..kkkkk

Então, tá, agora fotos:



Nas fotos de cima, os baldrames começando a ser enterrados. Ainda falta espalhar toda a terra pelo terreno, mas isso só será feito depois que o tanque ficar pronto. 


 Fotos de cima: o pedreiro começando o nosso tanque. Ele está sendo construindo embaixo da garagem. Depois de pronto, tudo será enterrado e nivelado com o baldrame. Essa é a parte do terreno que ficou abaixo da rua devido a escavação errada do antigo dono. É a parte que vai levar mais terra.

Tiramos essas fotos na sexta feira. Depois disso, viajamos pra pegar uma prainha, porque estamos exaustos e eu principalmente. Essa semana aconteceram várias coisas que me deixaram esgotada emocionalmente e eu estava precisando de um tempo para aliviar a cabeça.

Quando vc está construindo, vc fica sem dinheiro para gastos extras (pelo menos, está sendo assim conosco) e essa semana bateram no meu carro, nos dando um amassado na porta do passageiro de presente. E a pessoal que nos causou o prejuízo ainda acha que não foi o errado e não quer pagar nosso prejú e quer que eu pague o prejú dele que não passou de um arranhado na lateral do parachoque dele. A história é longa, mas no final das contas, isso tirou minha paz, pela situação em si, porque eu conheço a pessoa com quem tive o acidente, porque envolve dinheiro não programado e etc. 

Tudo isso elevou muito meu nível de estresse, ao ponto de ficar extremamente ansiosa ao entrar no carro para me locomover (falta de ar, dor de barriga, pensamentos negativos, medo de bater de novo). Estou pensando seriamente em fazer terapia. Pelo menos as poucas sessões que o plano de saúde cobre, já que não temos dinheiro extra para isso agora..kkkkkk

Então, é isso. Espero que essa semana a gente consiga finalmente começar a levantar as paredes e que a chuva nos dê uma trégua para nos ajudar a adiantar as coisas um pouco!

Valeu!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Um mês e alguns dias de obra e o que aprendi.

Panarama geral no final do primeiro mês de obras:

1º -  Todo o dinheiro que vc tem, TODO. Não só o dinheiro do CONSTRUCARD, não só o dinheiro da POUPANÇA (que vc juntou exclusivamente para a obra), mas também o seu SALÁRIO, há de ir pra construção. E vc passa a viver PERIGOSAMENTE até o final do mês.






2º Vc vai viver EXCLUSIVAMENTE para a construção da sua casa. Vc só pensa nisso, só fala nisso, dorme e sonha com isso. Todo dia vc tem alguma coisa da obra pra resolver. E quando alguém te pergunta como vc está, vc se controla para não passar os próximos 45 minutos falando da saga da construção, dos pedreiros, dos vizinhos, do material e bláblá.

E adivinha qual é o principal assunto aqui em casa entre eu e o maridão??? A OBRA! E como sair do aluguel e se enfiar na obra o mais rápido possível.

E adivinha o que eu fiz hoje além de trabalhar???? Cuidei de assuntos da obra.

É isso.
Amanhã vamos começar a aterrar o baldrame! Fotos em breve!
Thau!

sábado, 6 de setembro de 2014

Concretagem do vigamento!

Bom diaaaaa! hahahahahaha
Hoje eu estou super de bom humor! Meu mestre de obras acordou feliz e resolveu fazer um multirão lá na obra hoje e concretou todo o vigamento da casa!! Foi a coisa mais linda chegar lá e ver 12 homens fazendo massa, enchendo lata e concretando tudo! :)

Compras do dia: 
- Tubulação de esgoto (compramos tudo da marca AMANCO: muito mais barato que TIGRE e com a mesma qualidade) - R$ 312,00, economizamos R$ 200,00.
- Impermeabilizante VIAPOL 7000 (depois de comprado surgiu a dúvida, descobri o Viapol Baldrame. Mas na internet lí que o 7000 é mais resistente a dilatações e é adequado para áreas em constante umidade. Gente, o que vc usaram no baldrame de vcs???) - R$ 190,00

- Areia de Barranco - 15 metros - R$ 750,00.

Total: R$ 1.252,00 em uma manhã. Olha, construção é poço sem fundo viu???? Haja dinheiro!!
Se tem uma dica que posso dar a quem está querendo começar é: fundação gasta muito dinheiro (subir parede é rápido e barato, vc praticamente só gasta com mão de obra), portanto, além do financiamento, tenha uma grana reserva para imprevistos, ou até mesmo, como no nosso caso, não gastar o Construcard todo de uma vez..kkkkkkk.

Agora vamos as fotos! Já dá pra ver a divisão de cada cômodo do andar térreo :)

Muita gente trabalhando hoje! E divisórias à vista! Entretanto, no meio da casa onde tem baldrame não tem parede (nosso conceito é aberto).
Na foto de cima: vista da cozinha, da sala e da garagem :)
Na foto de cima: vista da lavanderia, lavabo, escada e sala.
Fotos de cima: vista da sala e da garagem.
Vista da garagem, no fundo, a galera fazendo aquele lanche!
Vista lateral.
Em cima, vista da garagem. Pense que ainda temos de aterra isso tudo (o pedreiro quer pra segunda e não conseguimos encontrar ninguém vendendo a terra ainda). Aí no meio ainda vai o tanque de 5000L que faremos. Como aqui em Itabuna só cai água três dias por semana, tanque subterrâneo é essencial para os moradores. Em cima da casa, ainda irá outro de 3000L .
Olha a largura do nosso muro de contenção! Por causa dele perdemos 8m² de fundo :(

Enfim, já compramos os tijolinhos também (R$ 1.050,00, 3 mil unidades). A previsão é que na terça comecemos a levantar algumas paredes enquanto fazemos o tanque e aterramos tudo! Valeu!

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Fotos 3D


Gente, se tem uma coisa que eu amo ficar olhando, são as imagens 3D de nossa casa! 
Eu tonha colocado as fotos em outro post, mas a planta 3D da minha humilde residência merecia um post exclusivo! hahahaha.
Portanto, vamos as fotos:
 


Imagem 3D da nossa frente. Nosso terreno tem apenas 8m² de frente, então nossa arquiteta teve de pensar bastante para atender todas as minhas exigências e ao mesmo tempo fazer uma casa funcional e agradável aos olhos. Resultado: amei! As cores não são bem essas, na verdade essas cores são epenas para constar no 3D assim como a decoração de toda a casa. 


 Nossa garagem ficou na lateral da casa com espaço para dois carros. Como a casa não pode ter janelas laterais minha arquiteta trabalhou com o conceito aberto (sem paredes divisórias entre salas e cozinhas e uma porta de vidro na frente e outra saindo para os fundos que permite que a luz atravesse toda a casa iluminado-a).


 Porta de vido na sala e porta de vidro na cozinha. Luz, luz e mais luz! E a area de churrasco que não pode faltar! hahahaha

Gente, o nosso lavabo ficou na área de churrasco. Como ainda temos o 1º andar que é onde ficarão os quartos e o escritório, e em cima tem um banheiro social, colocamos o lavabo de baixo na area de churrasco, do lado da lavanderia, assim evitamos mal cheiro dentro de casa e ganhamos espaço para aproveitar na sala e na cozinha (lembrando que nosso terreno só tem 8m² de largura). Bem que a gente tentou enfiar o lavabo dentro da casa, mas ficava tudo muito apertado.



E na foto de cima, segue a imagem da planta térrea em 3D. Apesar de termos apenas 172m² de terreno, eu queria muito área na frente e área no fundo da casa. Então, diminuímos a casa, que ficou com 100m² no térreo e no 1º andar (melhor, que não tenho muita casa pra limpar..rsrsr).


Enfim, eu sou apaixonada pela nossa casa. Não vejo a hora de estar pronta. Nossa intenção é mudar para a casa assim que o térreo estiver pronto, para sairmos do aluguel. Faremos um quarto provisório na garagem enquanto terminamos a parte de cima da casa. Como vcs sabem, não pegamos financiamento de construção, apenas o Construcard que apenas financia material de construção. Então, não temos muita certeza de até que ponto vamos conseguir chegar no andar de cima sem precisar parar um pouco para respirar (se é que me entendem$$$$)..rsrsrs.

Amanhã vamos começar a concretar todo o vigamento da casa ( que acho que na net o pessoal chama de baldrame) e terça feira começaremos a subir paredes!! Amanhã vamos pra obra acompanhar o processo e trarei fotos!!

Inté