quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A saga da terraplanagem!



Fiquei alguns dias sem escrever aqui, mas não foi por falta de assunto, pelo contrário, aconteceu MUITA coisa desde a ultima vez que escrevi aqui. A terraplanagem do novo terreno foi um desafio, e que desafio. O pessoal que mexe com obra costuma dizer que só conhecemos o terreno depois que começamos a mexer nele. Além dos problemas básicos (excesso de terra, foram quase 100 caçambas!! Hehehehe) a quina do muro da vizinha caiu. Na verdade o que caiu foi um pedacinho da base da quina do muro, mas imediatamente o nosso mestre de obras foi lá avisar que consertaríamos o muro dela, que ela ficasse despreocupada. Resultado da conversa: ela chamou a DEFESA CIVIL!! Pense! Defesa Civil!!! A defesa civil chegou lá pedindo a Licença de Terraplanagem, que eu e meu marido não fazíamos a menor ideia de que precisava..hahahaha. Resultado: obra embargada! Lá fomos nós correr atrás da arquiteta, que tinha sido quem deu entrada da documentação na prefeitura. Ela simplesmente não deu entrada na licença de terraplanagem. Disse que nunca tinha sido preciso!! Nossa quase morro do coração. Na verdade, ela quis nos poupar custo, já que a fiscalização nunca tinha solicitado essas coisas pra ela, mas ela esqueceu de que nosso terreno não é plano! Enfim, corremos atrás do engenheiro para fazer a RT (responsabilidade técnica) da terraplanagem. Além disso, a defesa civil exigiu que primeiro fizéssemos o muro de contenção da obra e consertasse o muro da vizinha antes de começar a construir. Resultado: mais um RT de construção do muro de contenção. Foram R$ 1.400,00 só de RT. E tivemos de fazer o Projeto Estrutural da obra incluindo o muro, que o engenheiro cobrou R$ 1.200,00. Ficamos dois dias parados e gastamos litros de gasolina entre indas e vindas da prefeitura.
Com os RT em mãos, voltamos a terraplanagem para conclusão e construção do muro de contenção que a própria defesa civil exigiu. Na mesma manhã que voltamos a obra, a defesa civil apareceu por lá e embargou tudo de novo porque o Engenheiro não estava lá no momento que eles apareceram!! Eles queria que o engenheiro ficasse acompanhando a obra 100% do tempo que estivesse em execução. Um absurdo, considerando que o engenheiro tem outras obras para acompanhar e nenhum engenheiro na face da terra fica o tempo todo em uma única obra. Nossa, quase infartamos com essa exigência da Defesa Civil. Corremos para a Prefeitura (pela milésima vez) com todos os documentos em mãos e pedimos para conversar com o coordenador da Defesa Civil sobre essa exigência ridícula. Chegando lá, falamos com ele, que nós estamos legalizados, obedecemos todas as exigências, tínhamos projeto estrutural, arquitetônico, pagamos todos os impostos exigidos, o que mais eles queriam!! Era impossível que o engenheiro ficasse na obra o tempo inteiro, que não aguentávamos mais aquilo que queríamos paz para trabalhar em nosso terreno. Tanta obra ilegal, sem documentação nenhuma, sem arquiteto, sem engenheiro e eles estavam infernizando quem estava trabalhando direito??? Resultado: a Defesa Civil autorizou a continuidade da obra, mas ficou dizendo que o certo era o engenheiro ficar lá o tempo todo e bláblá...
Voltamos pra obra e mandei a direta pros homens: acabem essa terraplanagem hoje! Porque até eles estavam cansados de tanto para e recomeça.

  Na foto abaixo os homens terminando de coletar as ultimas caçambas de terra para nos livrarmos de uma vez por todas da Defesa Civil!
 Final do dia: conseguimos terminar a terraplanagem e na segunda feira começamos a construção do muro de contenção. Pedimos pro engenheiro adiantar o projeto estrutural, porque eu tenho certeza que a Defesa Civil vai aparecer em algum momento para encher o saco.
Olha, é gostoso ver as coisas tomando forma, o terreno não deu o menor trabalho se comparado a Prefeitura. Ficamos muito chateados, porque estamos sendo fiscalizados de uma forma absurda sendo que estamos legalizados e cumprindo todas as normas de construção e corrigindo inclusive os documentos que estavam faltando (porque não sabíamos que eram necessários e não porque não quisemos fazer), enquanto que no mesmo bairro tem tanta casa em construção ilegal, sem nenhum tipo de documento que não está sendo fiscalizado e eles sabem disso!
Enfim, passamos bastante estresse com a fiscalização, o terreno em si apesar de ser um terreno desnivelado que precisou ser escavado não deu trabalho nenhum. Mas, com tanto estresse eu cheguei a me perguntar se tínhamos tomado a decisão correta de construir ao invés de comprar pronto. Só espero que tudo isso valha a pena.
Final das contas, o terreno ficou assim do jeito que está abaixo. Essa lona preta colocamos a pedido do Engenheiro pois quando acabamos estava chovendo e queríamos evitar que a terra ficasse ainda mais molhada. E no fundo, o bendito muro da vizinha com a fundação caída. O terreno passou o fim de semana assim, e na segunda feira começamos o muro de contenção para depois corrigir o muro dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário